José Carlos Cruz


No último dia 14 de dezembro, faleceu em Jacareí, aos 95 anos, o professor José Carlos Cruz. Nascido no Largo da Matriz em 24 de agosto de 1925, filho da professora Otília Arouca e do escrivão Clóvis Navarro da Cruz, Zé Carlos foi professor e diretor do CENE Silva Prado durante muitos anos. Muito ativo, além da área educacional, dava aulas particulares de violão e dedicava-se às artes plásticas, produzindo esculturas em materiais diversos, sem contar os inúmeros quadros retratando Jacareí do século passado e paisagens inspiradas no Pantanal.

Formado pela Escola Normal de Santa Cruz do Rio Pardo, durante três anos lecionou no ensino primário. Posteriormente foi professor de Desenho (Educação Artística) por longos 38 anos. No Silva Prado é de sua autoria a frase na entrada da escola “Ontem, hoje e sempre”, em relação ao conhecimento e à aprendizagem.

 

O dom artístico talvez seja genético, já que o pai cursou a Escola de Belas Artes no Rio de Janeiro. Aos nove anos, aluno da professora Jovita Scavone, o pequeno José Carlos fez seu primeiro desenho hiper-realista apenas com lápis e papel. Quando normalista, aprimorou-se com as aulas do mestre Saturnino Gonzales e posteriormente com ensinamentos proferidos pelo grande pintor Edmundo Migliaccio. Amante das obras impressionistas de Claude Monet, estes traços aparecem em seus quadros de Jacareí, sempre fora de foco. Fez inúmeras exposições e foi homenageado como Mestre da Cultura Viva de Jacareí em 2017.

Musicalmente, foi aprender a tocar violão em 1955. Anos depois já ensinava, simultaneamente 116 alunos.

No entanto, sua grande paixão eram as viagens, principalmente para o Pantanal, região que visitou por 57 anos seguidos, levando turistas para pescar em Corumbá. Já eram famosas suas “licenças médicas” em setembro para poder ausentar-se das aulas. Considerava um período de combate ao estresse, doença que os amigos jocosamente se referiam como “setembrina”.

José Carlos foi casado duas vezes. Deixou a viúva Elza, filhos, netos, bisnetos e uma tataraneta.

Referências:

Revista Buzz (10/2010)

Programa Gente em Destaque (TV Câmara Jacareí) – Primeiro Episódio

Programa Gente em Destaque (TV Câmara Jacareí) – Segundo Episódio

Programa Gente em Destaque (TV Câmara Jacareí) – Terceiro Episódio

Blog “De Jacarehy para Jacareí”

 

 

 

 

 

One Reply to “José Carlos Cruz”

  1. Nossa estudei com ele no Silva Prado , sempre comento dele , (nunca estudei violão,pois ñ tinha condicões de ter um)como era especial suas aulas , gostava qdo nos levava para assistir aos documentários de suas viagens ,nunca me esqueci do polígono das cores ,as Letras difetentes que nos ensinava ….ñ imaginava que ele era vivo ainda!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =