Presentes – Dicas do Procon


Todo ano é a mesma coisa: chega Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal e a correria é grande até às lojas em busca dos melhores presentes.

Nestes períodos tão importantes para o comércio local, o Procon de Jacareí orienta os consumidores na hora de compra:

1 – Pesquise o mesmo produto em diversos locais, seja para as compras presenciais ou online, já que é grande a probabilidade de diferença de preços entre um estabelecimento e outro.

2 – Busque informações sobre o vendedor e o fabricante do produto, para ter conhecimento sobre o serviço de atendimento ao cliente, a rede de assistência técnica e a existência de muitas reclamações. Se a compra for online, cheque se o site é confiável, verificando o CNPJ (Receita Federal), telefone e e-mail , os quais devem ser informados.

3 – Exija a nota ou cupom fiscal.

4 – Exija manual de instrução (em língua portuguesa) e termo de garantia para produtos como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, itens de tecnologia, tablets, smartphones, entre outros.

5 – Nas compras online, desconfie se exigido o pagamento por depósito em conta bancária ou pix, em vez de boleto ou cartão de crédito. Nunca envie fotos de documentos, muito menos do cartão de crédito.

Prazos para Reclamação

Caso o produto apresente algum problema de fabricação:
– 30 dias no caso de produtos não duráveis (como alimentos e flores)
– 90 dias no caso de produtos duráveis (eletrodomésticos, roupas, carros, por exemplo).

Em casos de dúvidas ou denúncia, o Procon de Jacareí deve ser acionado pelo telefone e WhatsApp (12) 3955-9130 ou e-mail: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *