Nos últimos dias surgiram rumores que a Rede D’Or São Luiz, que em dezembro do ano passado adquiriu o Hospital de Clínicas Antônio Afonso, estaria também interessada na aquisição do antigo prédio dos “Quatro Cantos”, antiga sede da biblioteca municipal, como também no imóvel pertencente à Paróquia da Imaculada Conceição, onde esteve instalado o Colégio Maria Imaculada. Os rumores iniciaram após movimentação de pessoas no prédio histórico que está desativado desde 2013.
Em contato com Selma Fernandes, Diretora de Patrimônio da Fundação Cultural, o Site de Jacareí foi informado que servidores municipais, inclusive engenheiros, estiveram em visitas técnicas ao local, no intuito de mapear o estado do prédio, os danos causados após todos os anos sem utilização, como também averiguar as melhorias necessárias para adequar o espaço para nova utilização. Lembrou, ainda, que o prédio é público, pertence ao Estado e encontra-se cedido ao Município.
Em tempo, lembramos que o prédio é tombado pela Lei nº 4764/2004, sendo VEDADA em qualquer hipótese, a sua destruição, descaracterização ou inutilização.

A assessoria de imprensa da Rede D’Or São Luiz S.A, que também controla o Hospital Vivalle em São José dos Campos, informou que adquiriu, através de sua afiliada “Hospitais Integrados da Gávea S.A. – Clínica São Vicente” apenas e tão somente a totalidade da participação societária do hospital, não havendo qualquer tipo de negociação com outros imóveis. No momento, a nova gestora está trabalhando para alinhar fluxos e processos de qualidade e segurança assistencial. Após o término desta fase, a Rede realizará ações de marketing e comunicação com a comunidade jacareiense.
A notícia é boa para Jacareí que fortalece a rede de atendimento hospitalar e também para a cultura local que não perde outro prédio histórico.
Resta à sociedade ficar atenta para que nosso patrimônio seja preservado, evitando perdas como o antigo prédio do Colégio Antônio Afonso ou a possibilidade de uma eventual “tragédia anunciada” como se observa com a deterioração da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, tombada pelo Condephaat na década de 1980.



Jacareiense nascido em 1964, é pós-graduado em Negócios em Mídias Digitais, bacharel em Ciências Econômicas e Servidor do Judiciário Paulista. Ativo pesquisador da história da cidade, é autor do “Dicionário Ilustrado da Cidade”, criador do “Blog de Jacareí – Uma Viagem pelo Tempo” e do “Site de Jacareí – A Cidade em um Clique” além de administrador de grupos no Facebook como “Memórias de Jacarehy”, “Jacareí – Craques do Passado”, “Jacareí para o Mundo” e “Pelas Ruas de Jacarehy”, ferramentas virtuais de comunicação que permitem o aprendizado e o compartilhamento de histórias com seus mais de 60 mil seguidores.

