O Parque Linear Tupinambás foi inaugurado em agosto/2020 na Avenida São Jorge – Jardim Santa Marina, onde em 1987 foi descoberto o primeiro sítio arqueológico em Jacareí, pertencente àquele povo indígena. O espaço tem quase 10 mil m², com 525 metros lineares, contemplando áreas de convivência, gramado, brinquedos, ciclovia, arborização e o paisagismo.
Os Tupinambás viviam da agricultura, da caça e da pesca e moravam em unidades habitacionais chamadas “malocas”, sendo que cadas tribo era composta de 6 a 8 malocas. Dentre os vestígios dos antigos moradores, foram encontradas lâminas de machado, lascas e calibradores, peças arqueológicas que hoje integram o acervo da Fundação Cultural de Jacarehy.
Foto: Redes Sociais (publicação de Robson Mendonça em fotos obtidas pelo COI)
Permanentemente aberto.
Jacareiense nascido em 1964, é pós-graduado em Negócios em Mídias Digitais, bacharel em Ciências Econômicas e Servidor do Judiciário Paulista. Ativo pesquisador da história da cidade, é autor do “Dicionário Ilustrado da Cidade”, criador do “Blog de Jacareí – Uma Viagem pelo Tempo” e do “Site de Jacareí – A Cidade em um Clique” além de administrador de grupos no Facebook como “Memórias de Jacarehy”, “Jacareí – Craques do Passado”, “Jacareí para o Mundo” e “Pelas Ruas de Jacarehy”, ferramentas virtuais de comunicação que permitem o aprendizado e o compartilhamento de histórias com seus mais de 60 mil seguidores.