O Site de Jacareí ficou louco? Aniversário de Jacareí?


Me conta uma coisa! Quando você faz aniversário? Em novembro, abril? Que tal se tua galera, familiares e amigos, todos os anos resolvessem fazer uma festa comemorativa em outra data qualquer? E se acrescentassem uma velinha a mais no seu bolo? Acho que você não iria gostar nada, nada dessa história. Não iria ligar por estar mais preocupado com seu presente? Não esquenta! Este vem no final do texto.

Algo parecido acontece com Jacareí. Graças a uma galera um tanto atrapalhada, resolveram comemorar no dia 3 de abril, o aniversário da Vila que foi fundada em 24 de novembro de 1653. Pior: consideraram o ano de nascimento como sendo 1652. Mas tudo tem uma explicação. Nada que não possa ser consertado (se bem que não acredito que alguém vá perder tempo com “isso”, diante de tantas mazelas a serem corrigidas, como saúde, educação, etc, etc…)

Tem um tempinho sobrando para eu te explicar? Vou buscar ser breve, já que a maioria nem vai abrir este post. Vai dar um “joinha” nos comentários…e vida que segue. Se você chegar a ler, comente: EU LI! Agradeço e também te dou os parabéns caso você me ajude a resolver este equívoco histórico. Precisamos convencer somente mais algumas pessoas ali na Câmara Municipal.

Ilustração: Dannyel Leite

A confusão começou no século XVIII (anos 1700, um bom tempo atrás, mas somente algumas décadas depois da fundação), quando Pedro Taques de Almeida Pais Leme escreveu “História da Capitania de São Vicente”: “A vila de Nossa Senhora da Conceição do rio Paraíba “Jacaraí” foi ereta em tempo do donatário Diogo de Faro e Sousa, pelos anos de 1652, e dela foi povoador e fundador à custa da própria fazenda o paulista Antônio Afonso, com seus filhos Antônio Afonso, Francisco Afonso, Bartolomeu Afonso, Estêvão Afonso”.

Acredito que sem documentos oficiais em mãos, ele deu uma “chutada” no ano exato. Certo é que ele usou um livro de 1645 que concedia a sesmaria à Antônio Afonso, um colono com interesse em explorar estas terras, tornando-a produtiva e geradora de riqueza. Provavelmente estabelecido na região, outros desbravadores assentaram suas roças em volta de sua propriedade, vendendo o excedente aos viajantes que passavam pelo caminho. Por aqui talvez também houvesse uns ferreiros, uns seleiros e deste modo o povoado foi crescendo.

Assim foi até 21 de novembro de 1653 quando alguns “moradores da Paraíba” (assim éramos chamados) foram até a “Vila de Santa Anna das Cruzes de Boigi Mirim” (Mogi das Cruzes), reuniram-se na casa de Diogo de Fontes e requereram ao Capitão-Mor a criação de uma nova vila, apresentando uma série de argumentos (eram justos, sem mi-mi-mi). No dia seguinte (22), a “tchurma” veio dar uma espiada e o “capita” verificou que era verdade mesmo: a área era grande, tinha recursos e gente suficiente. Autorizou o pedido e deu nome à nova vila: “Nossa Senhora da Conceição da Paraíba”. Mandou levantar o pelourinho, a cadeia e a Câmara. A terceira ponte, infelizmente ficaria pra mais tarde!

Até aí, tudo de boca! Nenhum papel assinado. Mas, dois dias depois, após um domingo de missa e aguardente, em 24 de novembro de 1653, numa segundona modorrenta, foi lavrada a ata de criação da Vila (o foral de criação, a certidão de nascimento da vila), considerada por muitos historiadores, como a real fundação de Jacareí, 3° núcleo do Vale do Paraíba e 13° do futuro Estado de São Paulo.

Ilustração: Dannyel Leite

Quase duzentos anos depois, após a Vila ter crescido um bocado, tendo ainda algumas ruas esburacadas, iluminação precária, pouca arborização e logicamente passando pela criação de alguns novos impostos, em 3 de abril de 1849, por uma Lei assinada por um tal Vicente Pires da Mota, Jacareí passou de Vila à Cidade e….tudo continuou na mesma nos hábitos e costumes de seus habitantes.

100 anos depois, em 1949, nos festejos da elevação à cidade, aproveitou-se para comemorar seu aniversário. Tava feita a confusão!

Esta é a história! Alguns certamente comentarão: não tem outra coisa para se preocupar? Tenho, mas tô fazendo minha parte enquanto pesquisador de nossa história. O resto tem gente ganhando (e bem) para tentar resolver.

Ah…não esqueci seu presente!

O Site de Jacareí lançou recentemente o Guia de Comércios e Serviços da cidade. Conheça acessando o link. Custa somente R$ 120,00 por ANO.

Eis o nosso presente para Jacareí: se você é um pequeno empreendedor, até informal, e não tenha recursos para bancar um anúncio, contate-nos pelo WhatsApp (12) 3952-7000 que faremos DE GRAÇA para você.

Agora, se você pode bancar este custo (parcelados em até 18x), te ajudo a criar seu anúncio e você escolhe uma entidade para receber 50% deste valor (Santa Casa, Hospital São Francisco, JAM, AHAC ou qualquer outra) que faremos o repasse.

Parabéns Jacareí pelos seus 368 anos! Parabéns para todos aqueles que ajudam em seu desenvolvimento. Ainda há muito o que fazer. Mudar a data de comemoração de seu aniversário é apenas o pontapé inicial.

*Dedico este texto ao professor Benedicto Sérgio Lencioni que me ensinou a gostar de nossa história.

2 Replies to “O Site de Jacareí ficou louco? Aniversário de Jacareí?”

  1. Boa noite Fernando.
    Sigo seus comentários no Facebook, gosto de todos.
    Achei muito interessante até mesmo o nome da cidade de Mogi das Cruzes.
    Acho que o pontapé inicial vc já deu, agora é juntar o máximo de documentos pra se tornar inquestionável.
    Bacana o trabalho do Guia de Comércios e Serviços da cidade, iniciativa de poucos, Parabéns
    Abraço grande

    1. Obrigado. Acho improvável alguém da Câmara se interessar por isso. Anos atrás, ficamos mais de um ano estudando a mudança do brasão da cidade (que está errado) e na hora H, acharam que não era o momento. Como eu disse, para alguns, isso não é prioridade, então vai ficando pra lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *