

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba – MAV foi inaugurado em 8 de dezembro 1980, sendo uma instituição pública municipal, subordinada à Fundação Cultural de Jacarehy. O espaço é voltado à conservação, estudo e divulgação dos valores culturais da região do Vale do Paraíba, com a vocação de contar a história dos segmentos sociais sob um olhar antropológico, recorrendo a documentos e outras formas de manifestações humanas com elevado potencial informativo.
Acervo
O acervo é constituído de peças de arte sacra e barroca, além de quadros e mobiliário antigo. Destaque para a coleção de Paulistinhas, imagens sacras feitas de barro por santeiros da Região do Vale do Paraíba nos séculos XVIII e XIX, as quais eram cultuadas pelas pessoas humildes que não tinham condições de possuir imagens importadas de Portugal. Esta coleção foi integrada ao acervo do museu através do colecionador Eduardo Etzel que dedicou 50 anos de sua vida à pesquisa das imagens-sacras brasileiras escrevendo vários livros sobre o tema.
O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba está localizado no Solar Gomes Leitão – Rua Quinze de Novembro nº 143 – Centro – Telefone: (12) 3952-5999
Jacareiense nascido em 1964, é pós-graduado em Negócios em Mídias Digitais, bacharel em Ciências Econômicas e Servidor do Judiciário Paulista. Ativo pesquisador da história da cidade, é autor do “Dicionário Ilustrado da Cidade”, criador do “Blog de Jacareí – Uma Viagem pelo Tempo” e do “Site de Jacareí – A Cidade em um Clique” além de administrador de grupos no Facebook como “Memórias de Jacarehy”, “Jacareí – Craques do Passado”, “Jacareí para o Mundo” e “Pelas Ruas de Jacarehy”, ferramentas virtuais de comunicação que permitem o aprendizado e o compartilhamento de histórias com seus mais de 35 mil seguidores.