Malek Assad


1º de novembro, véspera do Dia de Finados, é uma data a ser lembrada, principalmente pelos familiares de um dos mais competentes e inovadores prefeitos de Jacareí. Naquela data, em 1993, falecia Malek Assad.

Malek Assad aos 7 meses e 21 dias

Paulista de Aramina, nasceu em 25 de fevereiro de 1939, filhos dos imigrantes libaneses Saadallah José Assad e Raifa Jorge Assad. Ainda como um simpático office-boy, foi levado à política pelas mãos de Nilo Máximo e aos 17 anos filiou-se ao Partido Social Progressista (PSP). Elegeu-se vereador em 1963, sendo o mais jovem parlamentar a ocupar a presidência da Câmara Municipal (26 anos, em 1965). Anos depois, candidato pela Arena – Aliança Renovadora Nacional, antes dos 30 anos de idade, elegeu-se prefeito de Jacareí para a gestão 1969/1973.

Campanha à Prefeitura
Transmissão do cargo de prefeito, com José Cristovão Arouca

Em seu mandato, remodelou o Parque Santo Antônio e ali construiu a escola Tito Máximo; modernizou a iluminação pública local e promoveu obras de saneamento no antigo “Esmaga Sapo”, construindo os novos prédios da Prefeitura e Câmara Municipal, completando o conjunto arquitetônico denominado Praça dos Três Poderes, hoje infelizmente descaracterizado por uma obra abandonada. Na esfera estadual, Malek foi Deputado Estadual na legislatura 1978/1983, fazendo uma dobradinha jacareiense com o Deputado Luiz Máximo (MDB – Movimento Democrático Brasileiro).

Praça dos Três Poderes

Além de um político visionário e cheio de ideias novas, Malek era um homem extremamente alegre, gentil e carinhoso, angariando muitos amigos, entre eles a jornalista Maria Eloisa Nascimento:

“Foi um governante de vanguarda. Fez muitos projetos que prepararam Jacareí para o futuro. Não era, nem nunca foi revanchista e apesar de opositor de Luiz Máximo, a rivalidade entre ambos era sadia, sendo amigos na vida pessoal, o que somente trouxe ganhos à Jacareí. Infelizmente, como um bom árabe, ele exagerava à mesa. Não se comportava bem no comer e no beber, e isso fez com que ele nos deixasse ainda jovem”.

Formado em Direito pela Faculdade Brás Cubas de Mogi das Cruzes, Malek foi empresário, proprietário do restaurante Rhima (iniciais dos sócios Renato Coelho, Hilário Villar Mercadante e Malek Assad). Na área pública foi um dos vice-presidente do Banespa S.A Crédito Financeiro Financiamento e Investimentos.

Casado com Delma Teresa Pereira de Almeida Assad, teve dois filhos: Ana Paula e Malek Júnior. Ao lado da esposa, teve intensa participação social na cidade, criando a JAM – Jacareí Ampara Menores, sendo também diretor do Trianon Clube e membro do Rotary Jacareí.

Em companhia dos amigos Toninho, Maria Helena, a esposa Delma, Célia e Luiz Moreira

Corintiano fanático e por isso intenso em suas emoções, declarado cidadão jacareiense em 1976, Malek morreu aos 54 anos, vítima de um infarto. Um ano após seu falecimento, uma das principais avenidas da cidade recebeu seu nome.

Infelizmente, a morte precoce tirou de Jacareí um grande homem público. Faz falta!

Malek Assad

Fontes: TV Câmara Jacareí , Blog “De Jacarehy para Jacareí”  e Arquivo Site de Jacareí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *