Largo da Estação – Praça Raul Chaves


Foto: Giovani Carvalho

 

Em 1864, o cafeicultor e vereador João da Costa Gomes Leitão requereu à Assembleia uma linha férrea que passasse pela cidade. Em 1871, o Presidente da Província fez a contratação da “Estrada de Ferro do Norte”, cuja construção ficaria a cargo dos subscritores da Companhia São Paulo – Rio de Janeiro, entre eles Joaquim Floriano de Godoy, antigo médico em Jacareí, além do próprio Leitão. Este permaneceu na concessão até o ano seguinte, passando sua cota para Ângelo Tomas do Amaral.

A linha férrea, com bitola estreita de 1 metro, sairia de São Paulo e passaria por várias cidades, inclusive Jacareí, até atingir Lorena, onde encontraria a Estrada de Ferro D. Pedro II. A obra foi iniciada em 1873 e muitos estrangeiros chegaram para implantar a ferrovia, o que fazia o povo espantar-se ao ver homens brancos e livres executando trabalhos braçais.

Inúmeros testes foram realizados antes da viagem inaugural em 2 de julho de 1876, um domingo, às 11h30. O trem oficial partiu da Estação do Norte, trazendo cerca de 200 pessoas, entre elas o Presidente da Província. Uma comissão, encabeçada pelo Dr. Lúcio Malta, recepcionou as autoridades numa estação totalmente ornada com arcos e bandeiras. O comboio partiu de volta para a Capital às 15 horas.

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