Em 1864, o cafeicultor e vereador João da Costa Gomes Leitão requereu à Assembleia uma linha férrea que passasse pela cidade. Em 1871, o Presidente da Província fez a contratação da “Estrada de Ferro do Norte”, cuja construção ficaria a cargo dos subscritores da Companhia São Paulo – Rio de Janeiro, entre eles Joaquim Floriano de Godoy, antigo médico em Jacareí, além do próprio Leitão. Este permaneceu na concessão até o ano seguinte, passando sua cota para Ângelo Tomas do Amaral.
A linha férrea, com bitola estreita de 1 metro, sairia de São Paulo e passaria por várias cidades, inclusive Jacareí, até atingir Lorena, onde encontraria a Estrada de Ferro D. Pedro II. A obra foi iniciada em 1873 e muitos estrangeiros chegaram para implantar a ferrovia, o que fazia o povo espantar-se ao ver homens brancos e livres executando trabalhos braçais.
Inúmeros testes foram realizados antes da viagem inaugural em 2 de julho de 1876, um domingo, às 11h30. O trem oficial partiu da Estação do Norte, trazendo cerca de 200 pessoas, entre elas o Presidente da Província. Uma comissão, encabeçada pelo Dr. Lúcio Malta, recepcionou as autoridades numa estação totalmente ornada com arcos e bandeiras. O comboio partiu de volta para a Capital às 15 horas.
Jacareiense nascido em 1964, é pós-graduado em Negócios em Mídias Digitais, bacharel em Ciências Econômicas e Servidor do Judiciário Paulista. Ativo pesquisador da história da cidade, é autor do “Dicionário Ilustrado da Cidade”, criador do “Blog de Jacareí – Uma Viagem pelo Tempo” e do “Site de Jacareí – A Cidade em um Clique” além de administrador de grupos no Facebook como “Memórias de Jacarehy”, “Jacareí – Craques do Passado”, “Jacareí para o Mundo” e “Pelas Ruas de Jacarehy”, ferramentas virtuais de comunicação que permitem o aprendizado e o compartilhamento de histórias com seus mais de 60 mil seguidores.