O bairro Jardim do Marquês recebeu recentemente melhorias que há muito tempo eram esperadas. Em um dos processos mais antigos da cidade, após o loteador originário do bairro ter assumido a responsabilidade, inclusive na Justiça, acabou não cumprindo com as tratativas e o serviço acabou sendo realizado pela Prefeitura, que, como garantia, conta com diversos lotes caucionados, bem como analisa futuro requerimento judicial para que a empresa seja responsabilizada financeiramente com o que foi gasto.
Alguns dos espaços, agora reformulados, serão inaugurados neste mês de setembro, entre eles a “Praça Marielle Franco” que será entregue na próxima quarta-feira, 15 de setembro, 9h. Alvo de muita controvérsia diante da homenagem, tanto na Câmara Municipal, quanto nas redes sociais, o espaço traz o nome da vereadora carioca assassinada em 2018, ao lado do motorista Anderson Gomes, num crime ainda não elucidado.
A entrega da Praça de Esporte – Projeto Areninha Sensei Paulo Graça acontece na mesma data, com cerimonial a partir das 17h. O espaço conta com 1.025m² e gramado sintético, contemplando uma quadra de Futebol Society e uma quadra de Streetball. É uma homenagem aquele que atuou por décadas em projetos sociais, formando cidadãos conscientes e ensinando o papel transformador do esporte.
Já a Praça Luiz Gama está em finalização e será entregue ainda em 2021. Trata-se de uma homenagem ao sotorepolitano que atuou como jornalista, jurista, escritor e conseguiu a alforria de mais de 500 negros cativos do Brasil.
Inovação: os novos espaços do Jardim do Marquês contarão com placas de homenagens com QR Code, permitindo acesso direto para páginas online, hospedadas no site da Prefeitura de Jacareí, contendo informações, fotos e trajetória dos homenageados, num processo de preservação e reconhecimento histórico.
Jacareiense nascido em 1964, é pós-graduado em Negócios em Mídias Digitais, bacharel em Ciências Econômicas e Servidor do Judiciário Paulista. Ativo pesquisador da história da cidade, é autor do “Dicionário Ilustrado da Cidade”, criador do “Blog de Jacareí – Uma Viagem pelo Tempo” e do “Site de Jacareí – A Cidade em um Clique” além de administrador de grupos no Facebook como “Memórias de Jacarehy”, “Jacareí – Craques do Passado”, “Jacareí para o Mundo” e “Pelas Ruas de Jacarehy”, ferramentas virtuais de comunicação que permitem o aprendizado e o compartilhamento de histórias com seus mais de 60 mil seguidores.