Em Jacareí, na década de 1860, por iniciativa do cafeicultor e vereador João da Costa Gomes Leitão, foi requerida à Assembleia paulista uma linha férrea que passasse pela cidade. Esta linha, com bitola estreita (1 metro) sairia de São Paulo e iria até Lorena, onde encontraria a Estrada de Ferro D.Pedro II.
A obra foi iniciada em 1873 e muitos estrangeiros chegaram para implantar a ferrovia, o que fazia o povo espantar-se ao ver homens brancos e livres executando trabalhos braçais.
Inúmeros testes foram realizados antes da viagem inaugural em 2 de julho de 1876, um domingo, às 11h30. O trem oficial partiu da Estação do Norte, trazendo cerca de 200 pessoas, entre elas o Presidente da Província. Uma comissão, encabeçada pelo Dr. Lúcio Malta, recepcionou as autoridades numa estação totalmente ornada com arcos e bandeiras. O comboio partiu de volta para a Capital às 15 horas.
Fonte: Dicionário Ilustrado de Jacareí – Ainda não leu? Baixe aqui.
Jacareiense nascido em 1964, é pós-graduado em Negócios em Mídias Digitais, bacharel em Ciências Econômicas e Servidor do Judiciário Paulista. Ativo pesquisador da história da cidade, é autor do “Dicionário Ilustrado da Cidade”, criador do “Blog de Jacareí – Uma Viagem pelo Tempo” e do “Site de Jacareí – A Cidade em um Clique” além de administrador de grupos no Facebook como “Memórias de Jacarehy”, “Jacareí – Craques do Passado”, “Jacareí para o Mundo” e “Pelas Ruas de Jacarehy”, ferramentas virtuais de comunicação que permitem o aprendizado e o compartilhamento de histórias com seus mais de 60 mil seguidores.
Muito bom um pedaço da historia da nossa cidade.
Parabéns pela publicação sobre a minha querida Jacareí. Quanto mais sabemos do passado mais valor daremos ao futuro. Escrevi muito sobre Jacareí na página Jacareí para o mundo. Abraços e obrigado.
Fantástico! Nossa cidade é detentora de grandes riquezas históricas que aos poucos voltam à tona. Uma pena que a maior parte de nossa história não ter sido adequadamente preservada.