Estação Ferroviária – Os primeiros trens

Em Jacareí, na década de 1860, por iniciativa do cafeicultor e vereador João da Costa Gomes Leitão, foi requerida à Assembleia paulista uma linha férrea que passasse pela cidade. Esta linha, com bitola estreita (1 metro) sairia de São Paulo e iria até Lorena, onde encontraria a Estrada de Ferro D.Pedro II.

A obra foi iniciada em 1873 e muitos estrangeiros chegaram para implantar a ferrovia, o que fazia o povo espantar-se ao ver homens brancos e livres executando trabalhos braçais.

Inúmeros testes foram realizados antes da viagem inaugural em 2 de julho de 1876, um domingo, às 11h30. O trem oficial partiu da Estação do Norte, trazendo cerca de 200 pessoas, entre elas o Presidente da Província. Uma comissão, encabeçada pelo Dr. Lúcio Malta, recepcionou as autoridades numa estação totalmente ornada com arcos e bandeiras. O comboio partiu de volta para a Capital às 15 horas.

Fonte: Dicionário Ilustrado de Jacareí – Ainda não leu? Baixe aqui.

3 Replies to “Estação Ferroviária – Os primeiros trens”

  1. Parabéns pela publicação sobre a minha querida Jacareí. Quanto mais sabemos do passado mais valor daremos ao futuro. Escrevi muito sobre Jacareí na página Jacareí para o mundo. Abraços e obrigado.

  2. Fantástico! Nossa cidade é detentora de grandes riquezas históricas que aos poucos voltam à tona. Uma pena que a maior parte de nossa história não ter sido adequadamente preservada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *