Estamos em 1910. Esta é a residência do Sr. João de Assis Siqueira, conhecido como Joao do Canto. A casa localizava-se na esquina da Rua do Rosário com a Rua da Misericórdia, atuais Alfredo Schürig e Corneteiro Jesus.

João do Canto (foto), um dos fundadores da Loja Maçônica em Jacareí em 1898, era casado com Rosa de Lima Siqueira, a Dona Rosinha. Maria José de Siqueira, sua filha, foi casada com o paulistano Renato Egydio de Oliveira Carvalho e desta união nasceram Zaíra, Elisa, Renato, Ary, Otávio e Fábio. Esta tradicional família jacareiense, os Egydio, esteve muitos anos à frente do 2º Tabelionato de Notas, que ali também esteve instalado.

Esta esquina tão conhecida em Jacareí por abrigar a conceituada Choperia do Gordo, também recebeu em uma de suas salas, uma agência dos Correios. Posteriormente, a casa foi ampliada para dois andares e foi sede do Banco Itaú, dos saudosos gerentes Lúcio Duarte e Irineu Machado. A Loja Celis, de propriedade do Jonas Bittencourt,também esteve ali estabelecida. Naquela época, as empresas funcionavam na parte térrea e as famílias moravam no andar superior.
Fonte: Dicionário Ilustrado de Jacareí – Ainda não leu? Baixe no Site de Jacareí

Jacareiense nascido em 1964, é pós-graduado em Negócios em Mídias Digitais, bacharel em Ciências Econômicas e Servidor do Judiciário Paulista. Ativo pesquisador da história da cidade, é autor do “Dicionário Ilustrado da Cidade”, criador do “Blog de Jacareí – Uma Viagem pelo Tempo” e do “Site de Jacareí – A Cidade em um Clique” além de administrador de grupos no Facebook como “Memórias de Jacarehy”, “Jacareí – Craques do Passado”, “Jacareí para o Mundo” e “Pelas Ruas de Jacarehy”, ferramentas virtuais de comunicação que permitem o aprendizado e o compartilhamento de histórias com seus mais de 60 mil seguidores.
Vc faz um excelente trabalho. Parabéns!