A Casa do João do Canto


 

Estamos em 1910. Esta é a residência do Sr. João de Assis Siqueira, conhecido como Joao do Canto. A casa localizava-se na esquina da Rua do Rosário com a Rua da Misericórdia, atuais Alfredo Schürig e Corneteiro Jesus.

João de Assis Siqueira

João do Canto (foto), um dos fundadores da Loja Maçônica em Jacareí em 1898, era casado com Rosa de Lima Siqueira, a Dona Rosinha. Maria José de Siqueira, sua filha, foi casada com o paulistano Renato Egydio de Oliveira Carvalho e desta união nasceram Zaíra, Elisa, Renato, Ary, Otávio e Fábio. Esta tradicional família jacareiense, os Egydio, esteve muitos anos à frente do 2º Tabelionato de Notas, que ali também esteve instalado.

Renato Egydio, Maria José e os filhos Elisa e Otávio

Esta esquina tão conhecida em Jacareí por abrigar a conceituada Choperia do Gordo, também recebeu em uma de suas salas, uma agência dos Correios. Posteriormente, a casa foi ampliada para dois andares e foi sede do Banco Itaú, dos saudosos gerentes Lúcio Duarte e Irineu Machado. A Loja Celis, de propriedade do Jonas Bittencourt,também esteve ali estabelecida. Naquela época, as empresas funcionavam na parte térrea e as famílias moravam no andar superior.

Fonte: Dicionário Ilustrado de Jacareí – Ainda não leu? Baixe no Site de Jacareí

One Reply to “A Casa do João do Canto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − dois =