Os cães são os melhores amigos do homem desde os primórdios da humanidade e sabem muito bem demonstrar o carinho e fidelidade àqueles que estão ao seu lado. Adotando um animal que esteve muito tempo nas ruas, o tutor terá uma experiência inesquecível: um amor e uma gratidão nunca sentida antes. Todos os pets carregam consigo grandes histórias de vida e esperam há muito tempo por uma nova oportunidade.
Em Jacareí, existe um lugar agradável e integrado à natureza: o Abrigo Transitório de Animais, uma boa alternativa para quem deseja adotar um animal de estimação. Sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, está localizado no bairro Cidade Salvador, na Rua Bom Jesus nº 1100 e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Excepcionalmente abre aos sábados. Tem capacidade simultânea para abrigar pouco mais de 100 animais de pequeno porte, como cães e gatos. Possui uma sede administrativa, área de banho e tosa, centro cirúrgico, ambulatório, lavanderia, almoxarifado e depósito. Além disso conta com uma equipe formada por veterinários, assistentes, tratadores e outros funcionários.
Campanha ‘AU’dotar!
Os processos de adoção são permanentes e os interessados podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana (Av. Getúlio Dorneles Vargas, nº 530, no Jardim Primavera) ou através da Diretoria de Proteção Animal – Telefone: 3955-9000 ramal 9448, Whatsapp (12) 99156-5949 ou ainda acessar o site Adote! , mantido em parceria com ONGs de Jacareí e protetores independentes. Há também um perfil no Instagram – Adote Jacareí que reúne animais do município que esperam um novo lar.
Quem adota um animal, assina um termo de responsabilidade, disponibilizando endereço completo, para que os funcionários do Centro de Observação possam fazer o acompanhamento. O objetivo é saber se o animal será bem tratado. Para adotar, é necessário ser maior de idade, levar um comprovante de residência e documento de identidade.
Todos os animais adotados são castrados, vermifugados e vacinados. Além disso, são microchipados, isto é, introduz-se um dispositivo eletrônico, do tamanho aproximado de um grão de arroz, aplicado com o mesmo processo de uma vacina. Não necessitando de manutenção, ele armazena informações clínicas e dados do tutor responsável.
Vantagens de adotar um cão adulto: eles já têm uma personalidade definida e, dificilmente, mudam de comportamento sem nenhuma razão, podendo-se saber se ele é calmo, brincalhão, se convive bem com crianças, se é medroso, entre outras características. Outra vantagem em adotar um animal crescido é ter a certeza do seu tamanho, que por já ter atingido a idade adulta, não trará surpresas.
Doações a causa animal: PIX usando a chave [email protected].
Recolhimento de cães e gatos mortos – Contate a Diretoria de Limpeza Pública – (12) 3955-9000 ramal 9450;
Abandono é Crime! – Abandonar ou maltratar animais é crime, previsto pela Lei Federal nº 9.605/98, e pode causar detenção, multa e proibição da guarda.
Telefones úteis:
- Polícia Ambiental: 3911-1900
- Corpo de Bombeiros: 193
- Centro de Reabilitação de Animais Silvestres na UNIVAP: 3947-1239
- IBAMA: 3153-2063
- Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres: (11) 3885-6669

Jacareiense nascido em 1964, é pós-graduado em Negócios em Mídias Digitais, bacharel em Ciências Econômicas e Servidor do Judiciário Paulista. Ativo pesquisador da história da cidade, é autor do “Dicionário Ilustrado da Cidade”, criador do “Blog de Jacareí – Uma Viagem pelo Tempo” e do “Site de Jacareí – A Cidade em um Clique” além de administrador de grupos no Facebook como “Memórias de Jacarehy”, “Jacareí – Craques do Passado”, “Jacareí para o Mundo” e “Pelas Ruas de Jacarehy”, ferramentas virtuais de comunicação que permitem o aprendizado e o compartilhamento de histórias com seus mais de 60 mil seguidores.