Ricardo Buchaul: “SJCampos recebeu 20 mil testes e Jacareí não”

Nesta fase da pandemia de Covid-19 em Jacareí, algumas questões vêm causando dúvidas nos munícipes. O Site de Jacareí, através da Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura, solicitou algumas explicações ao Diretor de Vigilância à Saúde, Ricardo Buchaul, que nos respondeu por e-mail, integralmente transcrito abaixo.

1.    Qual o número de leitos hospitalares públicos destinados à pacientes contaminados pela Covid-19 (hospital e leitos) e qual a porcentagem de leitos atualmente ocupados

São 17 leitos de UTI e 30 semi-intensivos na UPA Dr. Thelmo e 10 semi-intensivos na Unidade de Retaguarda.  Hoje, a taxa de ocupação é 47%.

2.    Porque os números de casos confirmados em Jacareí são menores que SJCampos e Taubaté? Fazemos menos testes que as outras cidades?
Os números de casos confirmados de COVID-19 não têm que ser maiores nem menores que os de outros municípios. De modo geral, eles são reflexo do comportamento da populaçãoPor vezes, esse comportamento pode ser influenciado por orientação e informação fornecidas pela Administração Pública. Outras vezes, por maiores que sejam os esforços nesse sentido, não se conseguem respostas que se esperariam. Um exemplo clássico é o isolamento social. Para ser mais condizente com a realidade, a pergunta poderia ser: “Por que em São José dos Campos existem mais números sobre casos confirmados do que em Jacareí?”. Nesse caso, a resposta seria: porque SJC recebeu um aporte de 20 mil testes para realizar, enquanto Jacareí não recebeu esse aporte.

3.    Devido ao menor número de casos confirmados, a taxa de letalidade de Jacareí é muito alta (acima de 6%) em comparação com aqueles municípios, inclusive em relação ao Estado, Brasil e Mundo. O que a Prefeitura poderia dizer sobre isso?
Que é isso mesmo: mais testes, mais resultados, menor letalidade! A recíproca é verdadeira. Na verdade, a taxa de letalidade de COVID-19 no Brasil não mede a letalidade da doença, mas é um indicador do índice de testagem.

4.    A que se deve a divergência de números entre os boletins da Prefeitura e aqueles divulgados pelo Plano SP em relação à Jacareí (maior nº de casos confirmados e menor número de óbitos) e também àqueles divulgados pelo Registro Civil (maior número de óbitos)?
O boletim diário municipal informa os dados ocorridos e processados no município, acrescidos dos dados referentes a moradores de Jacareí, mas processados em outros municípios e acessados pelos órgãos estaduais. Esses últimos, são retransmitidos para o município de origem com uma defasagem de 5 a 30 dias da data de ocorrência. Desse modo, até o final da pandemia poderá continuar ocorrendo esse delay.

5.    Tanto o prefeito Izaias quanto o diretor Ricardo Buchaul PROMETERAM em lives no Diário de Jacareí, diante de pergunta realizada pelo Site de Jacareí, que passariam a divulgar as curvas móveis de casos e óbitos, encaminhando-as para a Comunicação. A partir de quando poderemos contar com essa ferramenta de informação?
É verdade! Foi mesmo o diretor de Vigilância em Saúde quem prometeu e registramos aqui o nosso “mea culpa”. Vamos providenciar para que o próximo boletim contenha essa informação. Agradecemos pela lembrança/cobrança.

6.    Observando o número de casos por bairros, não vemos uma relação clara entre número de habitantes x casos confirmados. A que se deve um número maior de casos em bairros como Jardim Santa Maria, por exemplo? Descuido das pessoas ou falta de contingente de funcionários para fiscalizar os bairros?
Essa é uma questão para a qual ainda não se tem resposta. A Ciência busca entender uma infinidade de características e situações apresentadas por essa doença as quais não seguem qualquer padrão. Um exemplo terrível na condução do tratamento dos pacientes internados: não há um padrão sintomatológico, isto é, cada paciente responde de uma maneira tornando, muitas vezes, extremamente difícil uma interpretação clínica-epidemiológica.

E você leitor, teria mais alguma dúvida quanto ao assunto? Pergunte nos comentários.

2 Replies to “Ricardo Buchaul: “SJCampos recebeu 20 mil testes e Jacareí não””

  1. Otimas perguntas quando tange Jacareí não recebeu testes Covid19 porque não está no mapa do estado de São Paulo isso para mim é um absurdo faz muita falta estes testes ok

  2. Olá Fernando, talvez seja pela notícia abaixo que Jacareí não tenha recebido os testes. Se os números são reflexos da população, infelizmente eles também denotam como o combate a pandemia está sendo feito na cidade. Uma coisa é sair para trabalhar, trazer o dinheiro pra comida, do necessário pra viver. Outra coisa são as esquinas, adegas e bares da cidade com aglomeração como é costume ver em Jacareí desde o começo da pandemia. Lembrando que essa atitude não é exclusiva de Jacareí. Vê-se a mesma coisa no Vale, no Estado e no Brasil inteiro. Infelizmente o problema é político. Combater a pandemia tira votos, pois é necessário uma atitude firme por parte dos governantes mesmo que ela desagrade a população. A triste ilusão é acreditar que a doença é problema do vizinho, nunca acontece na minha casa. Que a vacina chegue rápido, porque se depender da população a doença vai continuar se alastrando.
    https://www.ovale.com.br/_conteudo/nossa_regiao/2020/06/106323-jacarei-nao-planeja-testes-em-massa-e-alega-outras-estrategias-para-contra-covid-19.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *