O “Quatro Cantos”, esquina das ruas Quinze de Novembro, Antônio Afonso e Alfredo Schürig, é um dos traçados urbanos mais conhecidos da cidade. A designação não é uma exclusividade jacareiense, sendo anteriormente utilizada para nomear o cruzamento da Rua São Bento com a Rua Direita na cidade de São Paulo.
O local certamente recebeu este apelido pela existência de quatro casarões de tradicionais famílias da cidade:
– Mansão na Rua Direita construída pelo Coronel Fabiano Martins Alves Porto Júnior em 1901, demolido parcialmente na década de 1970.
– Armazém de secos e molhados de Rinaldo Zonzini. Em 1950, o antigo prédio de taipa foi demolido para a construção de moderno edifício onde se instalou a farmácia do Joel Barreto.
– Um imponente sobrado e comércio da família Tarantino foi demolido em 1931 e erguido um novo prédio pelo belga Eduardo Denis.
– Casarão que abrigava o pastifício dos Irmãos Lencioni demolido na década de 1940 para a construção das novas instalações da “Casa Maria Toledo”.
Curiosidade: O “Quatro Cantos” recebeu em 1959 o primeiro semáforo da cidade
Agradecimento: Giovani Carvalho
Jacareiense nascido em 1964, é pós-graduado em Negócios em Mídias Digitais, bacharel em Ciências Econômicas e Servidor do Judiciário Paulista. Ativo pesquisador da história da cidade, é autor do “Dicionário Ilustrado da Cidade”, criador do “Blog de Jacareí – Uma Viagem pelo Tempo” e do “Site de Jacareí – A Cidade em um Clique” além de administrador de grupos no Facebook como “Memórias de Jacarehy”, “Jacareí – Craques do Passado”, “Jacareí para o Mundo” e “Pelas Ruas de Jacarehy”, ferramentas virtuais de comunicação que permitem o aprendizado e o compartilhamento de histórias com seus mais de 60 mil seguidores.