Não forneça a estranhos dados pessoais de quem vive na residência;
Se receber uma chamada deste tipo, mantenha a calma, pois o criminoso sempre demonstra ter pressa em finalizar as negociações;
Tente prolongar a conversa com o suposto negociador e, enquanto isso, através de outro telefone / celular, certifique-se de que a pessoa supostamente sequestrada esteja bem.
Caso seja vítima deste golpe, preste queixa na polícia que em posse de novas informações (número de origem da chamada criminosa ou o número da conta em que o “resgate” foi depositado), poderá identificar os criminosos e evitar que outras pessoas sejam vítimas.
Qualquer suspeita ou ocorrência, acione os seguintes telefones.
Guarda Civil: 153.
Polícia Militar: 190
Jacareiense nascido em 1964, é pós-graduado em Negócios em Mídias Digitais, bacharel em Ciências Econômicas e Servidor do Judiciário Paulista. Ativo pesquisador da história da cidade, é autor do “Dicionário Ilustrado da Cidade”, criador do “Blog de Jacareí – Uma Viagem pelo Tempo” e do “Site de Jacareí – A Cidade em um Clique” além de administrador de grupos no Facebook como “Memórias de Jacarehy”, “Jacareí – Craques do Passado”, “Jacareí para o Mundo” e “Pelas Ruas de Jacarehy”, ferramentas virtuais de comunicação que permitem o aprendizado e o compartilhamento de histórias com seus mais de 35 mil seguidores.