Blogs

Blog de Jacareí Fernando Prado
Realidade & Imaginação José Luiz Bednarski
Espelho D‘Água Ludmila Saharovsky
COISASDLEO Leonor Léo
Minha Escrivaninha João Azeredo
mais blogs


25/07/2012 - Cultura

Oficinas Culturais no Museu

  • 1
    1
  • Célia Barros
    Célia Barros
O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba realizará nos meses de julho e agosto/2012 duas Oficinas Culturais. 


No próximo dia 28 de julho, sábado, entre 9h30 e 17h30 horas, haverá um workshop na área de Artes Plásticas. A partir de uma visita à exposição “A cor que a ginga tem – uma nova maneira de ser afro”, que será aberta ao público na véspera (27) e com coordenação de Célia Barros, o workshop “Mediação entre Arte e Público” abordará novos caminhos para programas de monitoria de exposições. A Oficina é destinada a estudantes de arte, professores, monitores de exposições e demais interessados maiores de 18 anos. Serão 20 vagas. 


A outra Oficina, de Gestão Cultural, denominada "Oficina de Patrimônio Cultural: Registros e representatividade coletiva", será realizada em seis encontros, às terças-feiras, de 07/agosto a 11/setembro, das 18h30 às 21h30. Com Coordenação de Lucas Carrier Olles, a atividade abordará o conceito de patrimônio cultural, sua representatividade, suporte, legislação, conservação e função enquanto registro e expressão relevante para a permanência e a identidade de um determinado grupo ou sociedade. Esta Oficina é destinada a professores, profissionais de museus e centros culturais, turismólogos, agentes culturais e membros de secretarias e diretorias de cultura. Serão 20 vagas e as inscrições irão até 03/agosto.


Os coordenadores:

Célia Barros é Mestre em Produções Artísticas e Investigação pela Facultat de Belles Artes da Universidade de Barcelona, Espanha. Expôs suas obras no Brasil, Portugal, Espanha e México. É curadora, produtora e responsável pela monitoria de exposições itinerantes em museus e casas de cultura no Vale do Paraíba. Exposições anteriores: “Navegar é Preciso - Todos Somos Portugueses” e “Nhenhenhém - Indígenas do Vale”


Lucas Carrier Olles é historiador, técnico em museologia e possui experiência na área de patrimônio museológico e histórico. Trabalha com arte-educação, educação patrimonial, pesquisa histórica, conservação patrimonial e projetos culturais.

 
Oficinas Culturais do Estado de São Paulo
Oficina Cultural Altino Bondesan (Espaço da Secretaria de Estado da Cultura – SJCampos)
 
Inscrições: (12) 3953-3574 ou mav@fundacaocultural.com.br
Local: MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba: Rua XV de Novembro 143 – Jacareí (SP).