01/04/2015   FOLCLORE

Programa Mercadão Vivo traz Música e Teatro

O Mercado Municipal tem um belo atrativo nas manhãs de sábado: o programa Mercadão Vivo, com música e teatro. “O consumidor que for ao local pode fazer suas compras e também apreciar um bom espetáculo”, comenta a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, Sonia Ferraz.

O programa é realizado sempre com uma temática diferente, entre às 10 e 12 horas. 


Memória - Quem chega ao Mercado Municipal pode encontrar nos 111 boxes uma variedade de mercadorias, que vão desde hortifrutigranjeiros, flores, peixes, carnes, artigos religiosos, cereais, ervas, bijuterias, artesanato, eletroeletrônicos e até animais domésticos como coelho e galinha vivos. Além de poder saborear os famosos pastéis e o caldo-de-cana. Mas houve tempo em que a variedade de produtos não era tão grande e o mercado só funcionava nos finais de semana.

Apesar do atual prédio ter meio século de fundação, a história do Mercado Municipal é mais antiga. O primeiro prédio foi construído no final do século XIX, reformado em 1920 e demolido em 1958.

Naquela época, as mercadorias se resumiam a verduras, frutas, especiarias e cereais que eram produzidas pelos próprios comerciantes. E os fregueses faziam as compras aos sábados e domingos, a partir das 4h da manhã.