01/09/2014   LITERATURA

Biblioteca Municipal Macedo Soares

A Biblioteca Municipal Macedo Soares possui  um acervo de aproximadamente 52 mil volumes, entre livros, coleções e revistas. O novo prédio foi inaugurado no dia 30/04/2010 e está localizado ao lado do Parque dos Eucaliptos e conta o estacionamento ao público. Considerada uma das mais bem equipadas do país, a biblioteca de Jacareí possui 1.500 associados fixos e recebe uma média de 80 visitas diárias, sendo a maioria o público infanto-juvenil.

Num espaço amplo de 900 m² de área construída, conta com acervo totalmente informatizado de 62.000 volumes, que incluem literatura para todas as idades e gêneros, livros didáticos com edições específicas voltadas à educação de jovens e adultos, publicações infanto-juvenis e ensino médio, além de exclusivo acervo com 628 publicações em braille, CDs e DVDs de pesquisa, assinaturas de revistas e jornais e sala de informática, com acesso gratuito à Internet.

Bem estruturado, conta com  acessibilidade da pessoa com deficiência, com rampas e banheiros adaptados. 

Além do acervo físico moderno e acessível, a biblioteca mantém projetos permanentes como “A Hora do Conto”, o “Curso de Encadernação e Restauro” e o projeto “Encontro com Autores”, que visam aumentar a frequência das visitas e atrair novos leitores.

Voltado ao público em geral, o projeto “A Hora do Conto” é uma proposta de visita às dependências e acervo da biblioteca, em que todos, ao final da visita, podem desfrutar de uma roda de leitura e “contação” de estórias. É realizado duas vezes por semana: às terças-feiras, das 9h às 11h, e às sextas, das 14h às 16h.

Oficinas - A biblioteca também oferece gratuitamente aos interessados o Curso de Encadernação e Restauro de Livros, que acontece duas vezes ao ano, geralmente em maio e outubro, com turmas de aproximadamente 18 pessoas. 

Para ficar sócio da Biblioteca o morador deve levar duas fotos 3×4 recentes, um comprovante de endereço e o RG original, além de pagar uma taxa anual de R$ 2,00. Cada associado pode levar até dois volumes em cada empréstimo, por um prazo de dez dias, que pode ser renovado uma vez pelo mesmo período, caso não haja atraso na devolução.

A Biblioteca Municipal Macedo Soares fica na avenida Nove de Julho, 215, centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e aos sábados, das 8h às 13h. Informações: 3954-3400.